• ACCelular
segunda-feira, 01 de maio de 2017

Palestra

Para especialista, não há sobrevivência à crise sem inovação

Por ACE-Guarulhos • Publicado em 25/06/2015 20:58:09


Ênio Pinto, diretor do IEC, falou ontem sobre alternativas inovadoras para enfrentar os obstáculos do mercado

 

A economia brasileira está em plena crise. Os números assustam: mais desemprego, menos crescimento e recuo no varejo, entre outros. Mais do que manter o discurso pessimista, é preciso buscar alternativas para enfrentar o momento de turbulência. Para o diretor do International Entrepreneurship Center (IEC), o brasileiro Ênio Pinto, não há caminho melhor do que a busca pela inovação.


“Nada menos que 83% das empresas não inovam. Isso é muito ruim”, apontou o especialista, que ajudou a fundar o IEC, maior centro de empreendedorismo do mundo, com sede em Boston, nos Estados Unidos. “É preciso se preocupar com isso. Ou o caminho será o mesmo de outros que demoraram para mudar, como a Kodac ou o Walmart”, disse, referindo-se às dificuldades enfrentadas por quem subestimou a mudança de ambiente nos negócios.

“[Charles] Darwin já dizia que só sobrevive quem melhor se adapta às mudanças. Não são os mais fortes ou mais inteligentes”, lembrou. “O tema é muito atual. Pela crise, e pela popularização da tecnologia, que obriga o empresário a se atualizar rapidamente”, apontou o presidente da ACE-Guarulhos, Jorge Taiar. A entidade foi apoiadora do evento, realizado no Colégio Carbonell, na Vila Leonor.


“A mudança de ambiente é sempre perigosa, é claro. A gente se acostuma rápido, mas muitas facilidades como redes sociais, serviços de GPS etc, têm pouco tempo de existência. Mas essas mudanças sempre apresentam as melhores oportunidades de dar passos adiante em nossos negócios. Principalmente em momentos de crise”, completou Ênio.

O IEC foi fundado em 2011 por Enio e outros cinco profissionais de tecnologia e negócios oriundos do Babson College, considerada uma das maiores escolas de empreendedorismo dos Estados Unidos. “É, talvez o maior centro de inovação e empreendedorismo do mundo, com sedes nos EUA, China e Israel”, apontou Alessandro Paes dos Reis, diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, também realizadora do evento, ao lado da ACE-Guarulhos, do Ciesp-Guarulhos, do Sebrae-SP, da Asec, da Agende e do Colégio Carbonell.

Convite para o ‘Best’

Além da palestra sobre o enfrentamento da crise, Enio Pinto apresentou o programa “Best” (Business Entrepreneurship Summer Tour), a ser realizado no início de agosto nas cidades de Boston e Nova York.

“Será um meeting de duas semanas nos Estados Unidos. Os empresários poderão participar de oficinas, visitas monitoradas a empresas e centros de pesquisa e inovação”, explicou Ênio Pinto. “É uma boa chance de ‘colocar a mão na massa’ e ver de perto alguns cases de sucesso no enfrentamento às crises com o uso da inovação”, concluiu.

 
Curta o Guarulhos Empresarial no Facebook
Acompanhe o GE
Newsletter

Cadastre seu email para receber o Newsletter Guarulhos Empresarial e outros informes.

Conheça também nossos canais sociais.

Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos
© 2017 ACE Guarulhos.
ACE-Guarulhos e Agência lemonblue