• ACCelular
sexta-feira, 23 de junho de 2017

Economia

Perda de grau de investimento deve afetar o varejo

Por ACE-Guarulhos • Publicado em 11/09/2015 09:25:09


O aumento das taxas de juros e a retração no consumo devem atrasar inaugurações de shoppings e limitar os planos de lojistas

 

A confiança dos consumidores deve sofrer nova deterioração após a perda do grau de investimento do Brasil pela Standard & Poors (S&P), avalia o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra.

O efeito preocupa, diz Terra, porque afeta as vendas num período em que o setor se prepara para datas promocionais sobre as quais ainda existia bastante expectativa. "Essa perda de confiança assusta um pouco porque muitos varejistas imaginavam que poderia haver uma demanda reprimida a ser capturada em eventos como a Black Friday e o Natal", afirma o executivo. "Quanto mais a confiança se deteriorar, menos provável isso se torna."

Para o presidente da ACE-Guarulhos, Jorge Taiar, a cautela dos consumidores tem sido a principal força negativa no varejo nos últimos meses. "O varejo vive uma situação curiosa porque na prática temos visto a perspectiva de confiança se deteriorar ainda mais rápido do que indicadores como emprego, renda e inadimplência", diz.

Em agosto deste ano, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas (FGV) ficou em 80,6 pontos, o menor nível da série histórica, iniciada em setembro de 2005. Na avaliação de Terra, isso já teve impacto nas vendas.

(Com informações do Diário do Comércio)

 
Curta o Guarulhos Empresarial no Facebook
Acompanhe o GE
Newsletter

Cadastre seu email para receber o Newsletter Guarulhos Empresarial e outros informes.

Conheça também nossos canais sociais.

Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos
© 2017 ACE Guarulhos.
ACE-Guarulhos e Agência lemonblue