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sexta-feira, 28 de abril de 2017

Varejo

Palestra na ACE traz as tendências do maior evento mundial do varejo

Por ACE-Guarulhos • Publicado em 20/05/2016 11:17:13


Dirigentes da entidade e do Sebrae-SP estiveram na NRF 2016 e apresentaram ferramentas que varejistas daqui também podem usar em seus negócios

 

Foco na experiência de compra do cliente e na especialização e customização de produtos e serviços. Esse foi o principal ensinamento que a Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos e o Sebrae-SP trouxeram da maior convenção mundial do comércio, organizada anualmente pela federação americana de varejistas (National Retail Federation - NRF), nos Estados Unidos.


No encontro “O futuro do comércio: caminhos para o varejo”, realizado na noite desta quinta-feira, 19/05, os dirigentes da ACE-Guarulhos, Maurici Dias Gomes e Carlos Alberto Martins, e do Sebrae-SP, Paulo Marcelo Ribeiro, detalharam as visitas técnicas que fizeram durante a NRF 2016 – entre os dias 13 e 24 de janeiro. Eles integraram a missão de empreendedores brasileiros capitaneada pelo 8º ano seguido pela Facesp e pelo Sebrae-SP.

Foram apresentadas ferramentas que são tendência mundial e que cabem perfeitamente nos negócios dos comerciantes de Guarulhos, independentemente do tamanho da empresa. “É tudo facilmente aplicável por aqui. Muitas ações que vimos lá são conceituais e, portanto, não se restringem a lojas norte-americanas”, apontou Carlos Martins. “Não tem diferença. Consumidor é consumidor. Guardadas algumas peculiaridades, é preciso analisar o comportamento do consumidor e entender o que ele deseja”.

Esse, talvez, seja o maior ensinamento da NRF 2016. Valorizar exatamente aquilo que o cliente quer pode ser o segredo do sucesso. “Ter bons produtos e serviços é básico. Isso precisa ter sempre. O diferencial precisa ser a experiência de compra que você dará ao seu cliente. O que você fará para deixa-lo à vontade na sua loja? Quanto mais tempo ele permanecer lá, maior é a probabilidade de comprar”, explicou Paulo Marcelo, gerente regional do escritório Capital Centro do Sebrae.

“É isso. O varejista precisa entender o que quer o cliente e, a partir daí, criar uma experiência de compra diferenciada para manter ele em sua loja”, complementou o superintendente da ACE, Maurici Dias Gomes. “O cliente precisa ser tratado como rei. Na prática, é ele que vai dizer o que e como quer”. Para Carlos Martins, o exercício do comerciante deve ser o de se colocar no lugar do cliente. “Após eu saber o que ele deseja, preciso me preocupar com o meu ambiente. Eu me sentiria bem aqui?”, afirmou.

A NRF é um evento grandioso. Acontece há mais de 100 anos e reuniu, neste ano, 35 mil pessoas de 80 países diferentes. As visitas técnicas são feitas em Nova York e em Seattle. “Passamos tanto por grandes corporações como em pequenas empresas. A ideia era vivenciar experiências bem-sucedidas que cabem tanto em um grande negócio quanto para um pequeno ou médio empresário”, observou Maurici.

 
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