• ACCelular
domingo, 20 de agosto de 2017

Inflação

Expectativa de inflação dos brasileiros cai para 7,9%, segundo FGV

Por ACE-Guarulhos • Publicado em 25/01/2017 13:19:35


Queda de 1,2 % entre dezembro e janeiro foi o maior recuo desde 2005

 

Os brasileiros esperam uma inflação média acumulada de 7,9% para os próximos 12 meses, segundo pesquisa de janeiro deste ano da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa é bem inferior aos 9,1% registrados na pesquisa de dezembro do ano passado e é a menor desde janeiro de 2015 (7,2%), de acordo com a FGV.

A queda de 1,2 ponto percentual entre as pesquisas de dezembro de 2016 e janeiro deste ano foi o maior recuo desde o início da série histórica do levantamento, iniciado em setembro de 2005.

Segundo a FGV, o resultado de janeiro foi provocado pela queda da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que acumulou taxa de 6,29% em 2016, abaixo do teto da meta do governo, que é 6,5%. Segundo a FGV, a ampla divulgação da mídia para esse fato influenciou os consumidores.

Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos), William Paneque, afirmou que é preciso ter cautela, mas vê com bons olhos o resultado da pesquisa. “Com a expectativa de uma inflação mais baixa, a tendência é que os brasileiros consumam mais em 2017. Desta forma, os empresários podem ter números melhores do que os obtidos no ano passado”, analisou.  

*Com informações da Agência Brasil

 
Curta o Guarulhos Empresarial no Facebook
Acompanhe o GE
Newsletter

Cadastre seu email para receber o Newsletter Guarulhos Empresarial e outros informes.

Conheça também nossos canais sociais.

Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos
© 2017 ACE Guarulhos.
ACE-Guarulhos e Agência lemonblue