• ACCelular
sábado, 24 de junho de 2017

Alívio

Faturamento das MPEs volta a crescer após quase dois anos de queda

Por ACE-Guarulhos • Publicado em 08/03/2017 00:47:12


Alta foi de 7,6% em dezembro de 2016 na comparação com igual período de 2015, depois de 23 meses de quedas consecutivas

 

Após 23 meses de queda, o faturamento das micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas voltou a crescer. Em dezembro de 2016, elas registraram aumento no índice de receita de 7,6% na comparação com o mesmo mês de 2015, já descontada a inflação. A receita total das MPEs no período ficou em R$ 56,2 bilhões. Em relação a novembro de 2016, a alta foi de 10,3%. Os números são da pesquisa Indicadores Sebrae-SP.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos), William Paneque, os números mostram uma pequena recuperação da economia, mas não são tão animadores. “Chegamos a um estágio que não pode piorar. A tendência é que haja uma melhora, mesmo que pequena, durante o ano de 2017”, avalia.

O resultado positivo de dezembro foi puxado pelos setores de comércio e serviços, cujo faturamento aumentou 5,8% e 16%, respectivamente, sobre igual mês de 2015. Na indústria, a receita caiu 11%.

“Finalmente, os pequenos negócios conseguiram ter algum alívio no caixa e viram seu faturamento aumentar. Logicamente ainda não recuperaram toda a perda acumulada nesses dois anos, mas é uma mudança de rumo significativa”, afirma o presidente do Sebrae-SP, Paulo Skaf. “Isso é um sinal de que o pior ficou para trás e a retomada do crescimento da economia está mais próxima”, completa.
 
Por regiões, as MPEs do município de São Paulo tiveram o melhor desempenho em dezembro de 2016 sobre o mesmo período de 2015, com crescimento de 21,9% na receita. Na mesma comparação, a alta foi de 14,2% na região metropolitana de São Paulo e de 1% no interior. No Grande ABC, os pequenos negócios apresentaram queda de 15,7% no faturamento, por conta do fraco desempenho das indústrias ali concentradas.

Outro dado positivo diz respeito aos empregos. Segundo a pesquisa, o pessoal ocupado nas MPEs aumentou 2,9% em dezembro sobre um ano antes. A folha de salários cresceu 4,8%, porém o rendimento dos empregados ficou praticamente estável, com uma variação de -0,6% no período.

 
Curta o Guarulhos Empresarial no Facebook
Acompanhe o GE
Newsletter

Cadastre seu email para receber o Newsletter Guarulhos Empresarial e outros informes.

Conheça também nossos canais sociais.

Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos
© 2017 ACE Guarulhos.
ACE-Guarulhos e Agência lemonblue